6.1.05

Sensoriamento Remoto

O sensoriamento remoto trata da observação terrestre à distância, seja através de sensores aeroportados, seja através de sensores orbitais (satélites). As primeiras aplicações do avião, no início do século XX, se voltaram à observação de terrenos inimigos. A quantidade de informações relevantes que se pode obter através da observação da superfície da Terra é simplesmente indescritível.

Como os sensores não estão limitados à parte do espectro eletromagnético relativo ao visível, uma quantidade maior ainda de informações pode ser interpretada. Técnicas modernas de processamento digital de imagens permitem identificar fenômenos meteorológicos, tipos de vegetação, características do solo, tipo de rocha, evolução da ocupação urbana, desmatamento, e vamos parando por aqui pois a lista poderia continuar ad infinitum.

Uma tendência moderna no sensoriamento remoto são as imagens de alta resolução espacial. Detalhes que antes só poderiam ser obtidos em satélites militares hoje estão disponíveis para uso civil, e o Keyhole é apenas a ponta visível do iceberg.

Nenhum comentário: