4.1.05

Quadrilátero Ferrífero


QF_Geologia.kml

Como não poderia deixar de ser, para não renegar minha origem na Geologia, o primeiro mapa postado neste blog para ser usado no Keyhole teria que ser geológico.

Trata-se de um mapa do Quadrilátero Ferrífero, uma área clássica na geologia do Brasil, e com um longo histórico de exploração de ouro, ferro, pedras preciosas e uma longa lista de etc.

A imagem foi produzida por mim e é composta por dois níveis de informação. A geologia foi compilada pela APC Australian Photoconsultants a partir do mapeamento geológico de Dorr e colaboradores na década de 1960. Eu fiz a generalização das unidades estratigráficas para representar os Supergrupos Rio das Velhas (em verde), Minas (marrom) e Espinhaço (laranja), bem como o embasamento cristalino e as intrusões ígneas (rosa).

A geologia está sobreposta ao sombreamento topográfico (também gerado por mim) do modelo digital de terreno derivado do levantamento Shuttle Radar Topography Mission (SRTM).

Bom sobrevôo!

9 comentários:

Anônimo disse...

seu site está bom, mas voce poderia me ajudar dizendo pra onde vai a produção desses minérios e quanto é produzido por ano?

obrigada !

Anônimo disse...

Cara, que belo mapa você produziu!
Parabéns!
Se eu tivesse descoberto ele antes teria usado no meu trabalho sobre o Quadrilátero Ferrífero pra faculdade (obviamente, faria a devida citação! hehehe)

Anônimo disse...

Parabéns...

Gostaria de saber quais os danos causados pela exploração e para onde é direcionda a produção dos minérios extraídos.

Obrigada,
Ana.

Anônimo disse...

Prezada Ana,
A mineração como atividade primária causa impacto ao meio ambiente, mas esse impacto é muito inferior ao causado pela agricultura ou a indústria eletrônica, por exemplo. A desvantagem da mineração é que todo mundo vê os buracos sendo abertos, mas não vêem o consumo de água e desmatamento desenfreados na agricultura. Você sabia que cerca de 75% a 80% da água usada numa mineraçao é reutilizada, contra 0% na agricultura? Que numa mineração, não mais que 30% da superfície é desmatada para a produção (depois ela é revegetada!), enquanto na agricultura essa superficie nunca é inferior a 90%? Acho que não sabia, porque a gente não come minério, não é?. Isso não quer dizer que a mineração não causa impactos, mas que devemos ter em mente que eles são minimizados e em alguns casos revertidos. Ah! E que devemos lutar para que nossos agricultores usem com inteligência e eficiência nossos recursos naturais. Senão poderemos ter um desastre como o do Mar de Aral, se a transposicão do Rio São Francisco for feita a revelia.

Anônimo disse...

É HORIVEL

Anônimo disse...

É HORRIVEL.OBRIGADO POR GASTAR MEU TEMPO NESA PORRA DE INFORMAÇAO FALSA.

Murilo disse...

que bosta que nao da o que ajente pede drogaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa perdi meu pressioso tempooooooooo bando de burrooooooooo!

Murilo disse...

que bosta que nao da o que ajente pede drogaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa perdi meu pressioso tempooooooooo bando de burrooooooooo!

Anônimo disse...

Não perca tempo. Não abre. É arquivo falso.