2.1.05

Apresentação

Olá!

Eu gostaria de começar este blog com uma breve apresentação, algo como uma carta de intenções.

A decisão de criá-lo surgiu com um impulso, uma necessidade de experimentação de novas tecnologias: o que podemos fazer com elas? Como elas podem ser úteis à sociedade?

Meu orientador costuma dizer que as tecnologias por si sós não são boas nem ruins - nem neutras! O uso que fazemos delas é que irá determinar os benefícios (ou malefícios) para a sociedade. O exemplo clássico é o da mecânica quântica: se por um lado ela foi responsável pelo surgimento de, digamos, microprocessadores, permitindo que a informática proliferasse como mato, por outro foi possível criar armas atômicas com um poder de destruição que beira o absurdo. Inúmeras outras tecnologias poderiam ter tornado nossa vida cotidiana bem diferente daquela que conhecemos hoje. A televisão, por exemplo. Que canal fantástico de educação à distância! Ligue uma TV num domingo qualquer e me diga o que você acha do seu conteúdo cultural, da qualidade das informações...

Mas divago. Sempre que uma tecnologia surge, passa-se um período de experimentações com ela. Inicialmente, tenta-se emular o que se fazia com a técnica antiga. As TVs, no início, não eram mais do que rádios com imagem; o rádio era conhecido como o 'telégrafo sem fio'; e a web, que a princípio era apenas uma coleção de textos relacionada por links (emulando livros ou, no máximo, bibliotecas), hoje exala multimídia por todos os poros. Esse período de experimentação é o responsável pelas novas práticas que surgem com cada nova tecnologia, e por isso é importante o trabalho dos artistas e cientistas que vão empurrar os limites dos usos das tecnologias a patamares nem sequer imaginados durante sua criação/invenção.

A proposta desse blog, portanto, é a de experimentar, brincar, mexer, samplear, no espaço formado em uma convergência específica de tecnologias: o ponto onde a informação geográfica se encontra com a computação gráfica, com as publicações online sequenciais (blogues), a hospedagem de imagens, as redes sociais, o compartilhamento de arquivos e de informações, sempre atento para os eventos que acontecem no planeta.

Se a proposta não ficou clara, não se preocupe - à medida em que o blog for se desenvolvendo você verá onde (e onde é uma palavra-chave aqui) eu quero chegar.

Bem vindo ao planeta Terra! Prepare-se para vê-lo de uma maneira inédita.

Nenhum comentário: