11.1.05

GIS

O GIS, sistema de informações geográficas (SIG aqui no Brasil), corresponde a uma família de softwares para o uso, visualização, manipulação, armazenamento e processamento das informações espaciais, com ferramentas que englobam desde a entrada de dados até a produção cartográfica. Trata-se de um mix entre um sistema de banco de dados e uma ferramenta de desenho, de modo que cada objeto na Terra corresponda a uma ou mais entradas em um banco de dados, onde são descritas todas as suas características.

O GIS é responsável pela integração de dados de fontes diversas, através da organização em layers. Mapas antigos, imagens de satélites, aerofotografias, levatamentos geofísicos, topografia, pontos levantados em GPS, dados obtidos de tabelas, todos podem ser visualizados sob uma base comum e comparados, permitindo a extração de informações que até então encontravam-se ocultas. O conceito-chave aqui é o georreferenciamento, ou a definição precisa do posicionamento da informação.

Muito embora o GIS seja fundamental em inúmeras áreas (bota inúmeras nisso) ele nunca se tornou uma tecnologia mainstream, possivelmente por exigir de seus usuários um conhecimento técnico-científico bem mais avançado que aquele, por exemplo, de um usuário de Excel. A promessa de explosão no uso de geotecnologias sempre ficou suspensa, ou pelo menos restrita a algumas aplicações, como o GPS.

Até a chegada do Keyhole.

Nenhum comentário: