4.1.05

Geotecnologias

Sob esse nome são conhecidas informalmente as tecnologias que envolvem o uso da informática na manipulação das informações espaciais. Espaciais no sentido de que possuem uma posição definida no espaço, através de um par de coordenadas e da sua elevação, e ainda o tempo se estiverem em movimento. Estima-se que 80% da informação disponível possua uma componente espacial, tornando possível o seu uso pelas geotecnologias.

Diversos nomes já foram usados para encampar essa área do conhecimento: geoprocessamento, geoinformática, geomatemática... talvez na falta de uma escola comum, nunca ficou definido um termo exato para se referir a este conjunto de tecnologias. Será que algum prevalecerá?

Nem toda tecnologia que lida com informações espaciais, porém, pode ser considerada uma geotecnologia. A geofísica, por exemplo, e seus diversos métodos, é um ramo científico por si só, e compreende um vasto campo de conhecimento. Os sistemas de modelamento 3D usados na
mineração são muito específicos e se aplicam apenas a pequenos nichos de atividade humana.

O campo das geotecnologias considerado aqui se baseia em um conjunto de três grandes, digamos, componentes, genéricos o suficiente para serem aplicados em incontáveis atividades: o GPS, o sensoriamento remoto e o GIS.

Nenhum comentário: