5.1.05

GPS

O GPS, sistema de posicionamento global, permite que qualquer usuário saiba precisamente a sua localização no planeta. Trata-se de um conjunto de 30 satélites orbitais, operados pelo governo do EUA, que continuamente emitem sinais que são captados por aparelhos receptores em terra. Os aparelhos calculam sua posição exata através de triangulação após captarem o sinal de quatro ou mais satélites.

Atualmente, toda a navegação aérea e marítma baseia-se no GPS, e grande parte da navegação terrestre também: automóveis moderno$ já saem de fábrica com eles, e qualquer atividade de campo (a trabalho ou lazer) pode ser melhor explorada quando se conhece sua posição espacial.

A importância estratégica de um sistema como esse é óbvia, e alternativas a um sistema controlado pelos EUA com suas preocupações belicistas (que além da disponibilidade seletiva podem desabilitar o sistema a qualquer momento) são mais que necessárias. Os (então) soviéticos tinham o seu GLONASS; e a União Européia está prestes a lançar o seu Galileu. Quanto mais alternativas, melhor. Recentemente, técnicas de localização baseadas na ubíqua telefonia celular promete levar os serviços de localização a novos patamares.

Nenhum comentário: